Pular para o conteúdo principal

Quando a hora é de refletir

Curiosa é a vida. Vamos vivendo e, de repente, olhamos para trás e vemos o quanto já passamos. E é aí que paramos para refletir. Tenho passado por diversas mudanças em minha vida. Tenho conhecido novos rumos profissionais, novas perspectivas pessoais, tenho conhecido pessoas novas e reencontrado pessoas que ficaram em algum lugar do meu passado. 
Eu me mudei, saí de onde estava, mudei meu rumo, e toda minha vida. E tendo reencontrado várias pessoas amigas que há muito já não via, redescobri nelas um mundo de lembranças, memórias, alegrias e saudades. E isso tem sido, nesses últimos tempos, motivo de reflexão. Tive oportunidade de, nesse reencontro, encontrar a mim mesma. Mais que voltar ao passado pelas lembranças, voltei conhecendo o novo, voltei me redescobrindo. Todos mudamos, somos outros a cada novo dia, vivenciamos o que escolhemos para nossas vidas. Minhas escolhas criaram a pessoa que hoje sou, deram-me identidade, sou fruto delas. 
Fico pensando como seria, se eu não saísse de onde vivia, de onde nasci, onde deixei parentes, amigos, ruas, bairros e histórias que todo lugar tem... Seria tudo muito diferente? Seria melhor, muito pior? Nunca saberei. Lá criei parte do que sou. Aqui eu sou o que quero ser hoje. 
Refletir sobre o que poderia ser me levou a ver que destino não existe, amanhã posso estar em outro lugar mudando todos os rumos que acreditava seriam os dados à minha vida. E aprendi que nada é por acaso. Com tudo isso aprendemos a viver, porque é necessário mudar, romper, renascer, mudar novamente. 
Um dia, um amigo disse que somos todos seres solitários aprendendo a crescer. E é verdade, pois o aprendizado é solitário e as escolhas são só nossas. 
E parar para refletir no que temos feito nos ajuda a ver o que ainda queremos de bom para nós e ver o quanto já construímos. E não construímos somente o material que nos é exterior, mas construímos esse nosso "eu interior" através da alegria e da dor, com nossos relacionamentos, nossa família, nossa profissão e, ainda, a natureza com seu céu azul, ou mesmo cinza, a beleza de um dia de sol e o verde forte das árvores depois da chuva, e os sorrisos, o amor e a vontade de abraçar... 
E ter sempre a certeza de que o melhor dia que se tem na vida é o dia de hoje! Felicidade é refletir e entender que viver é isso.

Comentários

  1. Oi, Rita! Muito legal o seu blog, adorei :))
    Realmente, quando a gente olha pra trás e vê onde queria ter chegado, a mira pode ser um pouco diferente de onde acertamos... Por isso é importante regular a viagem o tempo todo.

    Bjs! Mantenha-me informado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário