Pular para o conteúdo principal

Resiliência e superação

Você é uma pessoa resiliente? Resiliência é um termo que tem origem na Física e denomina a capacidade de um corpo, após deformar-se pela influência de agentes externos, retornar à sua forma inicial. Do campo da Física, o termo passou a ser usado no estudo do comportamento humano e, dessa forma, hoje, resiliência designa a capacidade que as pessoas têm de, diante de grandes adversidades, buscarem dentro de si um impulso vital que as ajuda a superar difíceis problemas.
Pessoas resilientes enfrentam dificuldades, não desistem de lutar, mesmo que seus problemas sejam muito difíceis como, uma violência física ou psicológica, luto, doenças, algum tipo de trauma, negligência, bullyng, ou qualquer forma de abandono ou rejeição, entre muitos outros.
Será tanto mais fácil a superação das adversidades, se alguns fatores puderem contribuir, como a pessoa ter uma boa autoestima, ser otimista; ter facilidade em comunicar-se e falar de si mesma, isso porque expressar seus sentimentos para amigos, familiares ou até terapeutas, pode ser um grande apoio no processo de superação. Ao contrário, pessoas que não possuem tais características pessoais e ambientais encontrarão mais dificuldades, o que não quer dizer que seja impossível a solução de um problema.
Ter autocontrole é outro fator importante, pois faz com que se mantenha o foco nas metas a serem atingidas na resolução de uma dificuldade. É claro que, não é de imediato que alguém que sofre consegue perceber essa capacidade, no entanto, para que consiga mudar, o reconhecimento do problema e a aceitação dele serão os primeiros passos a serem tomados.
Daí em diante outros fatores, ainda, serão decisivos para a mudança, como a forma que essa pessoa encara a vida, os valores que traz de sua educação, de sua formação e até de uma religião. Ter fé, coragem, ser uma pessoa  obstinada e batalhadora farão dela uma pessoa capaz de transformar situações que trazem dor e sofrimento em superação e aprendizado. Se é certo que todo mal sofrido e, posteriormente, superado só fortalece, esse é o resultado que as pessoas resilientes obtêm.
Não existem receitas prontas para a resolução das adversidades que cada um enfrenta no decorrer da vida, porém tudo o que se carrega  dentro de si pode ajudar a transformar perdas em ganhos. Experiências difíceis anteriormente vividas também dão às pessoas mais força e melhor conhecimento do que pode dar certo, ou não.
Nesse processo de transformação pode emergir daquele que luta a criatividade com a qual ele poderá elaborar seus sentimentos e descobrir nova capacidade, talvez latente em si, como desenhar, escrever, dançar, compor ou tocar um instrumento, por exemplo.
Outras pessoas, ainda, podem descobrir nesse processo de transformação uma iniciativa de trabalho solidário que podem desenvolver como estímulo e em prol de outras pessoas necessitadas. Aliás, é por isso que, de um problema vivido tem-se a oportunidade de infinitas mudanças na vida, pois é quando se percebe as capacidades até então desconhecidas.
Quantas vezes, depois de um obstáculo ultrapassado, não se vê com certa surpresa e até felicidade que, aquilo que parecia impossível foi apenas mais uma experiência vivida com êxito?
Desa forma, podemos ver que todos somos maiores e mais fortes que imaginamos. E ter consciência disso diante de uma adversidade já é um bom começo para enfrentá-la.
Essa capacidade de superação - a resiliência -, lembra-nos a Fênix, ave da mitologia grega, que vivia quinhentos anos e, quando morria, entrava em autocombustão e renascia das próprias cinzas. Suas características, como a força e a longa e eterna vida a se transformar, fizerem dela o símbolo do eterno renascimento e renovação espiritual.
Entre muitos povos, seu significado é o da perpetuação, da ressurreição e da esperança que nunca tem fim.
E se observarmos bem, veremos que na natureza - da qual fazemos parte -, tudo nasce, morre e renasce sempre. E sem fim.

Rita Ribeiro
Sob Licença Creative Commons