Pular para o conteúdo principal

A vida feito um quadro


"Eu ando pelo mundo
Prestando atenção em cores
Que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar
Cores de Frida Kahlo 
Cores!"

(Adriana Calcanhotto)

Comecei a ler um texto em que a autora questionava os fatos da vida que acontecem independentemente de nossas escolhas. São as tais coincidências ou acasos. Fatos que nos surpreendem e nos fazem pensar que algo além do que conhecemos atua em nossas experiências de vida. Algo que acontece além do que podemos alcançar. Para a escritora, esses fatos mudam nossas vidas muitas vezes de forma muito diferente do que projetamos.
E fiquei pensando que nem sempre nosso livre-arbítrio é que faz com que as coisas aconteçam. Mas também não acredito que tudo esteja predestinado. Não existe fatalismo, nem acaso, nem coincidência. Não acredito nisso. O que acontece, então?
Se tudo fosse obra do destino, por que seríamos seres dotados de inteligência e teríamos conhecimento, sensibilidade e bom-senso? Talvez uma dose de determinismo exista em nossa criação. Acredito que estejamos aqui por algum motivo (não a passeio, como diz o clichê) e, por isso, não creio que vivo, por exemplo, com pessoas com quem tenho grande afinidade e outras cujo relacionamento é sempre muito difícil, só por viver, sem um propósito. E isso não ocorre só nos relacionamentos pessoais, mas em tudo que acontece no nosso dia a dia. Algo misterioso? Não creio. Por que planejamos tantas coisas para nossas vidas, com imensa carga de expectativa e nada acontece? E nos decepcionamos e achamos que não somos capazes ou pensamos que aquilo não é para nós, mas é algo que queríamos muito e para tanto acreditamos ter competência, capacidade, e disposição.
Então, sinto que tudo tem seu tempo certo para acontecer, pois muitas vezes vemos que, também nos surpreendemos com situações que nunca imaginaríamos pudessem acontecer. Nada planejado e que nos felicita. Creio, então, que devemos planejar, sim, usar nossa inteligência e livre-arbítrio, fazer escolhas de acordo com o que desejamos e achamos ser capazes de desempenhar ou com o que (ou quem) podemos conviver, mas ter a serenidade necessária para saber que a vida é como um quadro que esboçamos com linhas fracas, um rascunho que trazemos conosco com o que queremos dela. Nele estão traços difíceis de se apagar, que teremos de transformar para melhor: desejos, projetos, vivências e crescimento. Às vezes precisamos passar esse esboço a limpo, parte dele precisa ser apagado, refeito com inteligência e paciência. E, não adianta querer refazê-lo como era no início nem mudá-lo totalmente, ignorá-lo.
Então aprendemos a fazer novas linhas, novas cores e nuances, com outros e novos traços e até mais brilho. Aprendemos que muito pode ser refeito, então, apagamos e recomeçamos, por partes. A vida é assim: um esboço no qual usamos nossas habilidades e toda criatividade para colorir e nos alegrar. E sempre tentar fazer dele uma obra bela que nos encante e aos outros também, pois com trabalho e boa dose de inspiração, poderemos sempre fazer dele - esse esboço da vida - vivência de muita felicidade, mesmo que com borrões de tristeza, frustração e angústia que podem sempre se transformar em criatividade e aprendizado que passamos a adquirir.
Assim aprendemos a criar, colorir, refazer novos traços e viver em meio a cores de um belo quadro.

Comentários

  1. Oi Rita
    Gostei muito do seu blog e dos seus tetos.,
    Concordo com o que você diz aqui.. acredito que dee haver um equilíbrio entre as coisas programas e as que acontecem ao acaso...
    Parabéns!
    Visite meu blog também
    semtravasnalingua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. "desejos, projetos, vivências e crescimento. Às vezes precisamos passar esse esboço à limpo, parte dele precisa ser apagado, refeito com inteligência e paciência. E, não adianta querer refazê-lo como era no início nem mudá-lo totalmente, ignorá-lo. Então aprendemos a fazer novas linhas "
    Adorei o seu Post concordo plenamente com tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário