Pular para o conteúdo principal

Desintoxique seus pensamentos


"Desintoxique sua mente de pensamentos negativos sobre si mesmo, a vida e os outros, assim terá mais saúde e felicidade." Esta foi a frase que li e me deixou a pensar na grande verdade que ela contém. É comum ocuparmos nossos pensamentos com algumas situações insignificantes, dando importância ao que não tem. Perdemos tempo pensando em problemas que não podemos resolver ou até naqueles que já se passaram. Perdemos tempo tentando entender as pessoas, que muitas vezes, nem mesmo elas se entendem. E o pior de tudo, perdemos tempo, chateando-nos com pessoas que nos incomodam com o que dizem, sem percebermos que elas é que se incomodam conosco. E com essas, confesso, perco muito de meu tempo e meus pensamentos. 
São as pessoas de difícil relacionamento que ora nos estressam, ora nos entristecem por atitudes maldosas ou por serem pessoas complicadas. São aquelas que, por mais que tentemos o entendimento, não adianta, sempre serão assim: difíceis. No entanto venho aprendendo que o importante é não nos estressarmos e passarmos dias de mau humor, simplesmente, porque não vale a pena. Devemos fazer a nossa parte, o nosso melhor. Que a simpatia, a alegria e as relações mais saudáveis, cordiais e de bem-estar possam ser nosso objetivo, até mesmo para nosso próprio bem. É claro que nem sempre conseguimos isso, porque não depende somente de nós. Sempre haverá alguém para dizer algo que desagrade ou que alardeie um pequeno deslize, que dissemine fofoca, maldade e maledicência. 
Pessoas e situações difíceis existem não para que nos façam mal e nos "intoxiquem" a mente e o coração. Existem para que analisemos a nós mesmos e o grau de importância que damos a elas e o porquê disso. Dessa forma, percebemos que precisamos vibrar nossos pensamentos noutra direção - a das coisas mais salutares. Enquanto nos envolvemos demais com o que os outros pensam e fazem, esquecemos de cuidar melhor de nós mesmos. 
O caminho para estarmos bem é a busca incessante do que nos dá prazer. Descubramos, então, esse caminho e esqueçamos o resto. Valorizemos as pessoas com as quais temos empatia, procuremos alimentar a mente com conhecimento, leitura, trabalho, música, beleza e arte em geral; ocupemos a mente com coisas interessantes, pois o que torna nosso mundo melhor nos afasta do que não tem relevância alguma em nossas vidas. 
Devemos ter mais confiança em nós mesmos e na vida, pois acredito que todos nós podemos fazer dos lugares por onde passamos ambientes agradáveis e felizes. E isso pode e deve partir de nós e contaminar a todos. Assim esquecemos o que é chato e não merece nossa preocupação. 
Desintoxiquemos, então, nossos pensamentos, pois tudo pode ser transformado. Não percamos mais nosso tempo. Sermos mais positivos faz bem. E quando estamos bem, tudo está também.

Rita Ribeiro
[Sob Licença Creative Commons - Leia e respeite os direitos autorais]

Leia também post relacionado Por que julgar é tão fácil?, publicado neste blog em 12/07/2010

Comentários

  1. Nunca imaginei dizer isso, mas não concordo com tudo que disse não! Acho que o mundo precisa de pessoas corajosas a ponto de mesmo ''intoxicadas'' sejam capaz de se vencerem a si mesmas para vencer esse sentimento que rotula os outros...

    ''...o importante é não nos estressarmos e passarmos dias de mau humor, simplesmente, porque não vale a pena...''

    Acho que o mau humor é só um indicador, não devemos agir assim porque adoecemos mesmo!

    ''...O caminho para estarmos bem é a busca incessante do que nos dá prazer...''

    ''Ótimo-utópico'', uma vez que para estar bem, nem sempre temos o que é prazeroso.

    Mas o que amei nisso tudo é como buscamos nos melhorar o tempo todo não é mesmo, se permitindo errar, frustrar, equivocar... somos essa busca infinita!

    Beijocas aos milhões!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, Fantástico o seu blog. Sempre voltarei!

    ResponderExcluir
  3. É issso mesmo, concordo com vc. Desintoxicar os maus pensametos, sempre!!Problemas existem pessoas difíceis também, mas, fazer o que? Se nem sempre conseguimos mudá-los? claro que devemos dá o melhor de nós para tentar melhorar situacões assim, mas, se falhamos, não vamos deixar que pensamentos negativos nos escravisem. Afinal a vida é bela e ta aí para ser vivida com todos os direitos que nos foram concedidos.
    bjss.

    ResponderExcluir

Postar um comentário