27 de janeiro de 2010

Quem são seus amigos?


"São como os lugares
São como as palavras
Velhos amigos
Ficarão também"

(Oswaldo Montenegro)


Hoje encontramos vários sites de relacionamento na internet e em todos eles podemos adicionar diversos amigos. E quanto mais amigos adicionados melhor. Então vemos perfis com 200, 300, 500 ou 1000 pessoas adicionadas. Perfis lotados de amigos. Nada contra isso, porém, meu pensamento me leva à palavra amigo, que, de certa forma, anda meio desgastada, usada demais e longe de seu significado original, talvez adquirindo outros. Mas afinal, o que é ser realmente um amigo?
Segundo o Aurélio, "é ter laços de amizade por alguém". E amizade, um "sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual". Portanto concluo que banalizamos mesmo a palavra amigo.
Quem poderá fazer algo por nós num momento de tristeza? Ou quando precisarmos de um conselho? É, só mesmo aquele amigo que é pessoa especialíssima, que gosta de você, e pronto.
E gosta de verdade, do jeito que você é, com muitas qualidades, mas também diversos defeitos. Tem carinho e ternura, estando perto ou longe, sente saudades e sente imensa felicidade, quando pode reencontrar e passar algumas horas sentado numa mesa de um barzinho contando o que tem feito e querendo saber de você, felicitando-se com suas vitórias ou entristecendo-se com seus altos e baixos.
O tempo não existe para os amigos. Quando se encontram é um misto de alegria, carinho e certa ansiedade. Com ele temos vontade de falar de nós, de tudo que passamos, de tudo que pensamos, sentimos, criamos e desejamos, mas também o que não conseguimos. É que ele nos entende, compartilhamos o que é bom, pois sabemos que emocionalmente nos dá apoio. Sempre que os encontramos é como se nada tivesse se modificado entre nós, porque os sentimentos são sempre os mesmos, e a vontade de olhar, abraçar e matar as saudades é enorme.
O amigo verdadeiro nos ouve, fala o que não nos agrada e, se necessário, briga, discorda, mas também nos elogia, nos emociona, afinal é amigo e quer nosso bem. Brigamos, por vezes ficamos tristes, bravos ou sentidos, mas refletimos, entendemos e acabamos concordando e até nos tornando gratos. Amizade é assim.
E esses de que falamos são poucos. Tenho certeza de que, se fizermos uma lista com os nomes das pessoas com as quais temos essa real amizade, afinidade e um sentimento inexplicável de querer bem, faremos uma pequena lista de poucos nomes que, no entanto, representam grandes e verdadeiros amigos. Nem mesmo a pessoa mais popular fará lista imensa de amigos, porque amizade não implica em popularidade nem em número. Simpatizamos com muitas pessoas, somos colegas de outros tantos e nos afinizamos com o pensamento de diversas. Mas amizade temos por aquelas que o coração e a alma escolheram e delas cuidam, protegem e sentem nelas pessoas especiais de nossas vidas.
Para nossos amigos nos entregamos e sabemos que sempre e em qualquer tempo poderemos contar com eles, da mesma forma que sabem, sempre poderão contar conosco. Mesmo longe, estão bem perto.
E você? Quem são os seus amigos?

10 comentários:

  1. Estou plenamente de acordo com vc, Rita. Essas listas de 600, 800, ou mesmo 1000 'amigos' sao ridiculas e risiveis. A pessoa que adiciona tantos 'amigos' deve achar que está fazendo tipo coleçao de selos e vai agregando qualquer pessoa so porque pediu ser amigo ou coisa dessa. Com tantos 'amigos' é humanamente impossivel de lhes prestar a minima atençao ou cuidar deles ou interagir com eles de qualquer maneira significativa. Na verdade vc so consegue interagir com um punhado desses amigos e as outras centenas e centenas sao como nem existem! A coisa é uma verdadeira piada. O melhor sempre é de ter uma quantidade razoavel de amigos com quem vc pode interagir e trocar comentarios e ter um tipo de relacionamento, seja virtual, que se aproxime a uma verdadeira amizade, nao uma multidao a encher um campo de futebol so pra poder falar que tem muitos e muitos amigos! Esses nao sao amigos, nao sao nada fora de nomes e nicks no seu espaço.
    (desculpe pela falta de acentos)

    ResponderExcluir
  2. Chris, queria deixar claro que minha intenção ao citar os perfis dos sites de relacionamento foi apenas para mostrar como, ao nosso redor, existem diversas pessoas, as quais chamamos amigos, mas que não o são na acepção verdadeira de alguém diferente que faz parte de nossas vidas.

    Não estou, aqui, julgando quem adiciona 100, 200 ou 300 pessoas em seus perfis. Não é esse o ponto.
    Quis falar somente de quem são esses nossos verdadeiros amigos,e como é bom tê-los conosco.

    Abraço,
    =]

    ResponderExcluir
  3. Pois é Rita, atualmente só colegas e conhecidos, foi-se o tempo em que as pessoas jogavam conversa fora só para ficar ao lado de pessoas semelhantes.
    Amizade é estado de espírito, algo sem nenhuma pretensão ou interesse, mas com muita afinidade e troca.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo Eduardo, é gostar de estar junto, ter afinidade, e pronto!

    Valeu ;)

    Bjs*

    ResponderExcluir
  5. Meus amigos quando me dão a mão
    Sempre deixam outra coisa
    Presença
    Olhar
    Lembrança
    Calor
    Meus amigos quando me dão a mão
    Deixam na minha a sua mão

    (Paulo Leminski)


    Viva Leminski!

    ResponderExcluir
  6. NOSSA ISSO REALMENTE É PURA REALIDADE QUE ENVOLVE A ALMA QUANDO LI, AMIGO É AMIGO, RSS

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita e pelas palavras!

    ResponderExcluir
  8. Bom, vc já sabe o que penso sobre as "camadas de amizade", Rita e pelo visto estamos afinados com o conceito. Adorei seu blog.
    Um grande abraço.
    Alexandre Vicente

    ResponderExcluir
  9. Oi, Alexandre,
    Você tem razão, sintonizados mesmo, por isso gostei de seu texto e deixei o link do meu. :)

    Obrigada, fico contente que tenha gostado. Seja sempre bem-vindo!

    Abraço pra você também.


    Ah! estou colocando o link do seu blog aqui, assim vou te acompanhando. ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Lindo e perfeito ! Amigo se sente ,é assim pra mim ! Sem explicação ,mas um amor e carinho ,que só aqui no ❤️,existe uma razão ! Bj minha amiga ,amada !

    ResponderExcluir

E você, o que pensa a respeito? Comente!

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...