2 de janeiro de 2010

Cuide bem de você

Li em uma revista Bons Fluidos, de janeiro de 2002, um artigo que trata do momento de reflexão e planejamento que é o início de um novo ano. Dizia ele, porém, que grandes projetos pedem, antes de tudo, alguns passos importantes na busca de nosso bem-estar. Para isso, o artigo lista algumas atitudes importantes sobre as quais tive vontade de comentar, pois as achei interessantes e bastante atuais.

Tirar um tempo para relaxar e não fazer nada




Sim, não fazer nada. Com essa vida corrida, com tempo escasso e tantas atividades estressantes parece até estranho falarmos em não fazer nada. Como assim? Impossível. Contudo, tirar o relógio e dar um tempo a nós mesmos é muito importante, a fim de colocarmos ideias e pensamentos em ordem e nos sentirmos melhores. Assim nos desaceleramos e nos renovamos. A ordem é descansar, relaxar e deixar todo estresse lá fora.

Fazer um check up




Estamos sempre adiando nossas consultas ao médico e não gostamos de fazer exames. Achamos sempre que estamos muito bem e vamos sempre adiando, deixando o tempo passar. Por que não começar o ano marcando aquela consulta de rotina ou tirar um tempo para um verdadeiro check up? Que tal verificar como estamos? A nossa saúde é essencial para o início de qualquer projeto. Cuidemos muito bem dela.

Aproximar-se da natureza



Quantas vezes nem reparamos num céu bonito ou em belas árvores, simplesmente porque estamos no meio de um transito intenso? Por que não nos ligarmos mais à natureza da qual fazemos parte? E se não temos tanto tempo, por que não aproveitar as horas vagas e fazer um pequeno jardim, plantar uma árvore, montar um vaso para casa ou colocar flores no vaso da sala? Seria uma boa e prazerosa forma de trazermos para perto de nós mais energia e beleza. Afinal, é da natureza que nos nutrimos, nos alimentamos, respiramos, nos refazemos e nos energizamos.

Alimentar-se bem




E como estamos nos alimentando? No nosso dia a dia acabamos por nos alimentar muito mal, comendo sanduíches, frituras, tomando refrigerantes e o pior, sempre com muita pressa. Não é impossível nos alimentarmos de forma mais saudável, saboreando os alimentos, sem pressa, e fazer do momento um verdadeiro prazer. É tudo uma questão de hábito e de acreditar que estamos ganhando em bem-estar. Comer é muito bom, e por que não melhorar esse momento do nosso dia?

Arrumar armários, descartar o desnecessário e renovar objetos pessoais




Se o que queremos é mudança e que o novo entre em nossas vidas, precisamos dar um fim ao que é antigo, sem uso e sem utilidade. Tudo aquilo que ocupa espaço, que não mais usamos, de que nem mais gostamos, precisa dar lugar a uma renovação material e de novas energias. Isso acaba por refletir em nossas vidas. Assim sendo, troquemos aquilo que é ultrapassado. Além disso, objetos pessoais que nos acompanham no dia a dia podem e devem se renovar. Que tal algumas peças novas de roupa, uma nova caneta ou uma agenda diferente para 2010? Que tal mais cor, mais beleza e, com isso, mais alegria?

Reconhecer nossos limites financeiros




Num mundo consumista como o nosso, se não pararmos para pensar, vamos comprando o que nos aparece na frente. Quem não gosta de comprar o que há de novo? O celular, o computador, o notebook, outro celular, trocar aquele móvel e... Bem, eu sempre penso: "Estou mesmo precisando disso? Tenho prioridades? O que quero hoje não posso comprar amanhã? Ou um pouco depois?" O que precisamos é usar um pouco da razão e sermos um pouco menos compulsivos. Assim não teremos problemas mais tarde. Simples!

Nutrir amizades e cuidar bem das relações familiares





Estamos sempre com tanta pressa, que até esquecemos de ligar para aqueles amigos e marcar aquele encontro pelo qual, há muito tempo, esperamos, mas adiamos. Da mesma forma vamos deixando para amanhã o cuidado de manter o contato com nossos familiares, os mais próximos ou aqueles que estão mais distantes. E podemos fazer isso parando um pouco e reservando um tempo para algumas ligações. E quando o fazemos, percebemos como rever, conversar e trocar experiências é bom. Percebemos que os reencontros só nos fazem bem, pois os laços que nos unem aos amigos e familiares são verdadeiro suporte emocional que mantemos com eles durante toda a vida. Depende de nós tornar esses laços cada vez mais fortes.


Dedicar-se às questões coletivas





O bem que fazemos ao outro fazemos a nós em primeiro lugar. Vejamos o mundo com uma visão mais ampla. Façamos algum trabalho solidário, doemos algo de nós que pode ser tão importante a alguém ou ao coletivo. Participemos de alguma ação social ou simplesmente cuidemos do meio ambiente fazendo nossa parte naquilo que entendemos ser o correto: economizando água, energia ou cuidando do lixo. Reciclemos ideias e pensamentos, reciclemos atitudes. Isso é o que importa.


Fazer algo novo e diferente no dia a dia




Por que não sair da rotina escolhendo novas atividades que não são as comuns? Assistir a um filme de arte ou ouvir música clássica. Ler um livro de poesias ou ver uma exposição em um museu. Que tal mudarmos um pouco, dar vazão a ideias que nos vêm à mente? Cantar, escrever, desenhar, dançar, fotografar. Se pensamos em mudança, comecemos por mudanças em nossa forma de pensar e nos expressar, abrindo a mente para o que surpreende. O que você poderia fazer de diferente hoje?


Meditar ou falar com Deus




Independente de crença ou da concepção que cada um tem de Deus, temos certeza de que estamos ligados a algo maior que nos transcende e que nos alimenta espiritualmente. Meditar, orar, falar com Deus nada mais é que voltar para dentro de si mesmo num grande encontro com nosso "eu" mais profundo. Há uma centelha divina dentro de nós. Nesses momentos refletimos, recarregamos nossas energias, nossa criatividade e nossos corações. É um momento só nosso em que nos equilibramos, nos tornamos mais fortes e encontramos paz.

Libertar mágoas



Quem quer começar ou recomeçar precisa também recriar-se, deixando mágoas e tristezas para trás. Esquecer o que nos faz mal é o início da renovação de nossos sentimentos, torna o coração mais leve e a mente livre para novas experiências. Libertar-se das tristezas é dar a nós mesmos a oportunidade de sermos realmente felizes.

Agradecer



Mesmo que nem tudo seja fácil e que enfrentemos problemas, agradeçamos, porque sempre há algo de positivo em tudo que vivemos. Até mesmo os momentos mais difíceis são oportunidades importantes de aprendizado que serão experiência para toda uma vida. Agradeçamos pelo que temos de melhor: a saúde, a família, os amigos, a inteligência, enfim, nossa vida e nossa felicidade.


Viver o presente




Não se apegue ao que se foi e não existe mais. É passado. Da mesma forma, não crie expectativas de um futuro que ainda não existe. Viva um dia de cada vez. Acorde todos os dias com o firme propósito de fazer daquele dia o melhor de todos: o dia de hoje. E viva-o da melhor forma que puder.


Não criar expectativas





A vida pede atitudes simples para termos mais alegria e bem-estar. Isso tudo quer dizer apenas: "Goste mais de si mesmo!" Essas pequenas mudanças de atitude tornam mais fáceis as grandes mudanças e os grandes projetos. Dessa forma, desejo que o maior projeto de vida tenha como resultado a felicidade. Seja feliz no ano que começa! Feliz 2010!

Rita Ribeiro

10 comentários:

  1. que bonito, se todos fossem assim de certeza o mundo seria muito diferente!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Luiza!
    =)

    Valeu! ;*

    ResponderExcluir
  3. Uma cartilha a ser seguida, acho que esse texto deve ser lido todos os dias ao acordarmos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eduardo, com certeza!
    Eu acho que escrevo coisas pra eu mesma ficar lendo e me lembrar. rs

    Gostei muito da visita, viu?
    Bjs*

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essas dicas. Na verdade elas não são novidade pra ninguém, a gente é que acaba esquecendo de se cuidar mais de vez em quando...
    Bjos, Ritinha

    ResponderExcluir
  6. Não é novidade mesmo, Debby, e, mesmo assim, a gente esquece, porque deixa pra amanhã, depois de amanhã ou a semana que vem e vai deixando, deixando, se deixando, se descuidando.
    ;)


    Adorei sua visita! =)
    Bjs*

    ResponderExcluir
  7. Dicas essenciais para termos uma qualidade de vida satisfatória. Mas, que nem sempre conseguimos lembrar, pois nessa correria em que vivemos, deixamos nossa vida levar uma rotina, que muitas vezes nos afasta do que é realmente "viver bem".
    bjss,

    ResponderExcluir
  8. Ter consciência disso já é um bom caminho para lembrarmos um pouco de nós mesmos, não é, Sandra?

    Beijo grande, amiga!
    Adorei a visita!
    ;*

    ResponderExcluir

E você, o que pensa a respeito? Comente!

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...