Pular para o conteúdo principal

Somos ou ficamos tristes?


"A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve 
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar"

(Tom e Vinícius)

Todos nós já nos sentimos tristes, mas sempre, de alguma forma, nos refazemos, crescemos e sentimos que a alegria nos presenteia novamente. Percebemos então, que são ciclos que passamos. Ninguém é só triste ou só alegre. Isso não existe! 
Numa conversa entre amigos, dia desses, alguém falou uma coisa muito curiosa a respeito da tristeza. Para ele, existem as pessoas que "ficam" tristes, e as que "são" tristes. Umas, em determinados momentos de suas vidas, por circunstâncias diversas, vivem momentos de tristeza, ficam melancólicas e, depois de passados os problemas, voltam à forma normal de ser: pessoas alegres. 
Ao contrário destas, ele vê aquelas que em muitos momentos se alegram com os acontecimentos bons que a vida lhes dá. Porém, em essência, são seres tristes. Aquilo me fez pensar em mim mesma... Seria eu uma pessoa que "fica" triste ou "seria" eu uma pessoa triste? Tem diferença isso ou não? Não sei bem. Mudamos um verbo de uma frase e também toda uma ideia... 
Meu pensamento me levou ao que ocorre a mim mesma, bem como com as pessoas que conheço bem. Porém não cheguei a nenhuma conclusão. É! Simplesmente porque não acredito que sejamos sempre iguais, justamente pelo fato de a vida apresentar-se de formas diferentes para nós. 
Vivemos fases difíceis, mas também vivemos grandes alegrias, momentos de verdadeira felicidade. E essas vivências nos dão a possibilidade constante de transformação. Mesmo a pessoa mais teimosa, mais pessimista e negativa nunca será a mesma sempre. 
Estamos sempre mudando, acertando ou errando, mas mudando, crescendo e aprendendo. Viver é isso! 
Se "ficamos" ou "somos" seres tristes, nunca saberemos. Cabe a nós a escolha do caminho que nos leve à felicidade (mesmo que difícil). A tristeza acontece... No entanto, podemos e devemos ser maiores que ela! Sempre!

Comentários

  1. Oi Rita.

    Gostei muito do seu blog, está muito bem feito. Adorei o texto também.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. serenidade é um tipo de alegria que se vive mesmo na tristeza
    =)

    ResponderExcluir
  3. Penso que nada é absoluto!
    O universo está em expansão!
    Nós em constante aprendizado e porque não experimentação!?
    Daí que a tristeza seja uma das facetas desse aprendizado. Estacionar mais ou menos tempo nela é como querer tirar dela o proveito maior.
    Penso ainda que devemos deixar de lado a mania de ver o que não gostamos como algo que não é bom!
    A tristeza é um sentimento escada, que nos eleva para algo maior, apesar da subida difícil!


    ( obrigado pela visita e parabéns pelo blog que está de cara nova! )

    ResponderExcluir

Postar um comentário