Pular para o conteúdo principal

Palavras que quero sentir


"Preciso tanto,
Aproveitar você
Olhar teus olhos
Beijar tua boca
Ouvir palavras
De um futuro bom
Palavras... Palavras

De um futuro bom"

(Jota Quest)


Ando pensando muito na importância das palavras e os sentimentos que elas conseguem transmitir. Que magia é essa que podemos transmitir (ou receber) através das letras e sons de uma palavra? Claro que a palavra única, sem contexto não faz isso. Somente a palavra bem colocada, aquela com sentimento. A palavra que pode machucar e a palavra que pode animar, trazer alegria. 
Evidentemente, nosso estado de ânimo pode apreender um significado de forma distinta conforme aquilo que se sente. Se estou triste, qualquer palavra pode me deixar arrasada. Se estou feliz, eufórica até, pode falar o que quiser, que nada tira minha felicidade. Até que ponto, não sei... 
Comprei um jogo de xícaras branco com ideogramas grandes em preto com a sua tradução do lado de dentro, na borda. Encontro palavras positivas como: confiança, amor, esperança, amizade, conforme a xícara que pego. Parece bobagem minha, não é? Mas qualquer palavra de ânimo assim, no início do dia nos é bem-vinda. 
Interessante também foi o email que recebi de um amigo, dia desses. Ler aquela mensagem me animou de tal forma, que fui buscar em algum lugar, dentro de mim, humor bastante (que não pensava ter naquele dia) para escrever a resposta. E saiu um texto até que bem-humorado. E isso se fez sentir lá do outro lado, pois foi o primeiro comentário que ele me fez. 
Sabemos passar para as palavras que escrevemos ou que pronunciamos, nosso sentimento, nossa melhor ou pior energia. Quem já não disse algo, um dia, que machucou? Sem querer, ou não?! Quem não falou a palavra precisa que cairia naquele fraco de uma determinada pessoa, que provocaria grande tristeza? E a pior tristeza em si mesmo? É, pois nunca ficamos isentos do sentimento que está em nós mesmos. Essa energia nos faz bem ou muito mal. 
Conseguimos o que queremos com as palavras. Atingimos conforme o sentimento a que nos afinizamos no momento. Por isso a mamãe, a vovó, o papai sempre nos disseram que, em certos momentos, é melhor pensarmos muito antes de falar. São os sentimentos que traduzem grande emoção. Sentimentos traduzidos por palavras... Enunciados carregados de carinho, tristeza ou de maldade. 
Saí do prédio de minha mãe, hoje, e sorri para um casal de idosos que entrariam ao mesmo tempo. Disse a eles "Boa noite!" e, em seguida, "Bom descanso!". Eles sorriram tanto e repetiram as mesmas palavras como quem fica surpreso de tê-las ouvido. Ver aqueles sorrisos foi para mim um presente. Estava muito frio na rua, mas aquilo me aqueceu. E eu nem os conhecia. 
Que nossas palavras verbalizem nossos melhores pensamentos. Pensamentos estes que traduzam nossos melhores sentimentos.

Comentários

  1. Sou louca pelas palavras desde muito cedo. Gostei do que li e como você acho que um jogo de café com ideogramas que traduzidos levem-nos a pensamentos positivos tem tudo a ver,rs.

    Beijão

    ResponderExcluir

Postar um comentário